quinta-feira, 12 de julho de 2012

"Sou diabética, e me falaram que não posso comer nada que dá de baixo da terra".


Vamos conversar, de forma bem clara e prática: 

Graças aos avanços médicos, que permitiram detalhar o que acontece com um alimento assim que ele é ingerido, foi possível estabelecer uma tabela com os produtos que aumentam ou diminuem a produção de insulina. Um índice glicêmico baixo é menor do que 55, caso da maioria das frutas, legumes e vegetais. Um índice médio fica entre 56 e 69, caso de grande parte dos cereais matinais, e o índice glicêmico alto é maior do que 70

Já a carga Glicêmica obedece aos seguintes parâmetros:

≤ 10, baixa carga glicêmica
11 – 19 moderada
≤ 20, alta. 

Para entender melhor pode-se dizer que o Índice Glicêmico é a “quantidade de açúcar” que o alimento pode ter e a Carga Glicêmica é a “velocidade que o alimento vira açúcar no sangue”. Portando, mesmo que o Índice Glicêmico seja alto não é preciso privar-se dele se o mesmo tiver a Carga Glicêmica baixa, principalmente se for um alimento rico em fibras; basta ter uma porção ideal no seu cardápio calculado por um bom nutricionista.

Veja essa tabela e comece a comparar:

Atenção, só não deixe que a batata frita te engane, pois além de ser uma preparação que fica com pouca fibra o óleo da fritura pode subir muito a glicose do sangue, é o que chamamos de efeito rebote, demora, mas quando ocorre conversão da gordura para glicose ela rende muito mais, isso porque os lipídios (óleos e gorduras) é a fonte alimentar mais energética, um exemplo:

1g de carboidrato rende 4kcal,
1g de proteína rende 4 kcal e
1g de lipídio rende 9kcal, por isso nada de brincar com eles.

Outra observação é que quanto mais madura a fruta maior é o seu índice glicêmico e seu potencial de elevar a carga glicêmica, no geral o ideal é associá-la com uma fibra integral.

No geral a fibra integral dita à velocidade da conversão de açúcar no sangue, quanto menor a concentração de fibra, mais rápido esse alimento irá se transformar em “açúcar no sangue”.

Portanto dê preferência aos alimentos integrais, com baixo índice e carga glicêmica, pois, quanto mais baixo o IG, mais lento e estável é o aumento da glicemia. Resultado: o nível de açúcar no sangue também fica estável, mantendo a energia alta e a fome à distância.

Fonte:
3 - Tabela Internacional de Índice Glicêmico (IG) e Carga Glicêmica (CG) – Revisada – 2002
4 - ÍNDICE GLICÊMICO E CARGA GLICÊMICA: APLICABILIDADE NA PRÁTICA. CLÍNICA DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA; Camila Melo Araújo de Moura1,2, Soraya Almerinda Costa1,2, Francisco Navarro 1 Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo v.1, n. 6, p. 01-11, Nov/Dez. 2007. ISSN 1981-9919.



Um comentário: