quinta-feira, 5 de julho de 2012

Encontrados vestígios de álcool na composição da Coca-Cola e da Pepsi!



A revista francesa “60 Millions de Consommateurs” analisou 19 marcas de refrigerantes de cola e descobriu a existência de álcool na Coca-Cola e na Pepsi. Mas esta não foi a única descoberta. Além de vestígios de canela, noz-moscada e citrinos, que podem causar alergias a muitas pessoas, a análise, processada pelo Instituto Nacional de Consumo em Paris, detectou ácido fosfórico e edulcorante E150d (caramelo de sulfito amónico).

Apesar de a quantidade de álcool encontrada ser diminuta – menos de 10 mg de etanol por litro –, pode causar problemas em alguns consumidores habituais, como crianças, adolescentes, condutores que consomem a bebida por conter cafeína e ainda praticantes de religiões que proíbem o álcool. As duas bebidas já reafirmaram que os seus refrigerantes contêm originalmente álcool na sua composição e os vestígios encontrados podem advir da fermentação de fruta natural das suas receitas.
Já o E150d, que vem anunciado nas latas e nas garrafas, foi banido da fórmula dos refrigerantes comercializados nos Estados Unidos, por ser considerado perigoso para a saúde.
Isto vem mais uma vez provar que quando se ingerem alimentos processados, não se sabe de todo o que se come, particularmente porque graças à legislação em vigor, muitas vezes os produtores não são obrigados a detalhar determinados ingredientes.
O tal E-150d não é mais do que o 4-metilimidazol, infelizmente os meios de comunicação insistem em não contextualizar as notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário