quarta-feira, 11 de julho de 2012

"Se eu comer menos meu estômago encolhe?"

Dúvida de um paciente.
Diminuir a ingestão de comida pode, de fato, diminuir o seu apetite após um tempo. Porém, se o estômago realmente diminui após uma dieta de emagrecimento ainda é uma questão difícil. Isto se deve principalmente ao fato de que é complicado conseguir as medidas do estômago de uma pessoa antes e depois do processo de emagrecimento.
Ainda assim, alguns estudos mostram que a redução significativa de calorias pode reduzir a capacidade estomacal. Em um estudo, por exemplo, cientistas analisaram um pequeno grupo de homens e mulheres obesos e os dividiram em dois grupos: um podia comer livremente, enquanto o outro entrou em uma dieta restritiva, que tinha poucas refeições e somava apenas mil calorias diárias. Os pesquisadores utilizaram balões de látex para medir a capacidade do estômago das pessoas antes e depois de quatro semanas de acompanhamento.
Entre o grupo que fez a dieta, a capacidade estomacal foi reduzida em 27% a 36%, em média. No grupo de controle, não houve nenhuma mudança. O efeito funciona de dois modos: a ingestão de grandes quantidades de comida também aumenta a capacidade estomacal. Em alguns estudos, cientistas descobriram que pessoas com tendência a bulimia, com o costume de comer muito e se livrar da comida com vômito, por exemplo, tendem a desenvolver estômagos maiores do que pessoas obesas do mesmo sexo e idade.
O Tamanho do Estômago - O estômago sadio de um adulto comporta em torno de 600 ml de comida em uma refeição e nunca fica vazio. 
Quando dormimos, ele tem pelo menos 50ml de saliva e ácidos digestivos. E enquanto decidimos o que e a que horas vamos comer, o estômago se prepara para receber as refeições e secreta até 50 ml extra de ácido. 
Uma refeição sem exageros costuma preencher os 600 ml. Mas nem tudo fica parado ao mesmo tempo no órgão. Alguns itens, como líquidos e purês, passam rapidamente para o intestino delgado. Já as carnes, mais duras, podem levar até 90 minutos para sair do estômago. Sua dilatação pode ocorrer por infecção por bactérias ou obesidade. 
As úlceras podem obstruir o escoamento do alimento digerido para o intestino. Para compensar a lentidão, o estômago pode triplicar de tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário