segunda-feira, 9 de julho de 2012

Alimentos NÃO DIVULGAM seu teor de gordura TRANS!




Um levantamento realizado pela associação de consumidores PROTESTE avaliou 53 alimentos industrializados e constatou que 32% dos produtos apresentaram alto teor de gordura trans, nem sempre deixando a informação clara no rótulo. A batata Pringles, por exemplo, contém gordura trans e não informa no rótulo, segundo a análise. 


Ao consumir 100 g de batata Pringles o consumidor terá ultrapassado o limite sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - de 2 g para um adulto, ou seja, 1% do valor calórico total da dieta diária. 
Na lista dos alimentos com excesso de trans também estão os biscoitos de polvilho Carrefour e de chocolate Adria, a torta de frango com queijo congelada Qualitá, a pipoca de micro-ondas Chinezinho e a rosquinha de coco BomPreço e Mabel. 
Rosquinhas de coco da marca Mabel e BomPreço.
"A função da rotulagem é informar o consumidor e ajudá-lo a fazer escolhas. Nossas pesquisas demonstram que a rotulagem, como está, não funciona adequadamente", comenta a professora Rossana Pacheco da Costa Proença, líder do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE) da UFSC e orientadora da pesquisa. 


Embora na indústria alimentícia essa gordura seja usada para conservar os produtos e melhorar aparência, aroma, sabor, cor e textura, sua ingestão está associada à obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2 e elevação dos níveis de colesterol ruim. Ou seja, é fator de risco para doenças cardiovasculares. 


Legalmente, o fabricante pode alegar a ausência de gordura trans quando o teor for menor ou igual a 0,2 g na porção. Na avaliação da PROTESTE, o ideal é que essa conta seja feita por 100 g do alimento, o que nem sempre acontece, induzindo o consumidor ao erro.

Atualmente, a gordura trans só está presente na tabela nutricional quando ultrapassa 0,2 g na porção indicada pelo fabricante. Isso significa que pela regra vigente um biscoito feito com gordura vegetal hidrogenada e porção sugerida de 30 gramas (o que às vezes equivale a 2,5 biscoitos) tenha sempre o “zero trans” no rótulo. Assim, quem lê apenas a tabela nutricional pode comer 5 ou 10 biscoitos sem saber que está ingerindo gordura trans.


Agora, uma conversa "cá entre nós", qual a função de uma fonte de informação que não INFORMA? Que não passa todos os dados contidos nos produtos? O seguro mesmo é NÃO CONSUMIR nada industrializado que não seja o essencial! "Peixe morre pela boca" como já dizia uma velha amiga. Não temos outra escolha. Concorda?


fonte: http://noticias.r7.com/saude/noticias/empresa-esconde-gordura-trans-em-batata-20120704.html?s_cid=empresa-esconde-gordura-trans-em-batata-saude-r7_noticias_saude_facebook&utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=botao_facebook&utm_term=empresa-esconde-gordura-trans-em-batata-saude-r7&question=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário