sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sabia que a baunilha natural vem de uma orquídea?

No geral são quatro os cultivares de Vanilla utilizados para cultivo.
Baunilha (do castelhano vainilla - pequena vagem) é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México. Originalmente cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos, parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520, pelo conquistador espanhol Hernán Cortés.

Quando os espanhóis conquistaram o México, os astecas já aromatizavam o seu "xoco-late" (chocolate quente) com baunilha, prática que o Oriente copiou desde então. Foram os astecas que desenvolveram a técnica de curar as favas, fazendo-as fermentar e secar repetidas vezes para obter a vanilina branca cristalizada, sem a qual as favas não tem sabor.

A vagem de uma orquídea trepadeira que pode atingir até 30 metros de comprimento, a baunilha tem caule cilíndrico, verde, com raízes que surgem ao nível dos nós, para apoio em outros vegetais ou suportes.

Suas folhas são de textura rígida e formato ovalado e suas flores, típicas das orquídeas, são formadas por seis partes.


Favas fermentadas e secas de baunilha.

As melhores favas são flexíveis, mas resistentes, de cor castanho-escura e cobertas por uma camada de cristais aromáticos. Por ser uma especiaria bastante cara, há uma quantidade enorme de imitações em forma líquida no mercado, muitas delas de origem química.

A melhor baunilha vem do México.

As  favas mais saborosas e aromáticas são as cheias e tenras. Evite as que estiverem quebradiças e secas.

Sorvete de baunilha com Baunilha!

A baunilha é a segunda especiaria mais cara, a seguir ao açafrão, devido à mão-de-obra necessária na produção das vagens (sua polinização é totalmente manual). Apesar do custo, é muito apreciada pelo seu flavor, que o autor Frederic Rosengarten, Jr. descreveu em The Book of Spices como "puro, apimentado, e delicado" e pelo seu aroma flroal complexo descrito com um "bouquet peculiar". É usada na em bolos e sobremesas, perfumes, e na aromaterapia.

Fonte:
http://www.closetcooking.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Baunilha
http://claudiaroma.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário