sábado, 7 de julho de 2012

Saiba o que fritar e a quantidade que pode ser consumida:


Primeiro é importante distinguir os dois tipos básios de gorduras, primeiro temos a gordura que é essencial à vida, chamada de insaturada e, segundo, a gordura que se consumida em excesso causa danos à saúde, a chamada saturada.


Por exemplo: Entre um bife de vaca frito, uma dose de batatas fritas e um ovo estrelado, é o bife que realmente pode representar maior ingestão de gordura saturada.

Pode parecer confuso, mas saiba que todos os alimentos têm, quando cru, um teor (maior ou menor) de vitaminas, minerais, proteína e de gordura. Por essa razão, alguns alimentos fritos têm menor teor de gordura saturada que outros alimentos quando grelhados.

Vai depender da composição do alimento, todos de origem animal, em especial as carnes, tem um teor elevado de gordura saturada pois é a gordura que compõe a maior parte destes tipos de tecido, exceto o cérebro. Já a gordura vegetal precisa de óleo insaturado em suas células para exercer a maioria de suas funções vitais. Já quanto ao uso do óleo para fritar, não se recomenta o uso mais de 3 ou 4 vezes, e que se mantenha a temperatura de 170 a 180ºC nestas vezes, pois acima destas temperaturas o óleo vegetal transforma-se em uma das piores gorduras na linha saturada, a dita trans. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde - a OMS, as gorduras devem representar 20 a 35 por cento do total de energia consumida por um adulto saudável, em especial as gorduras vegetais, de preferência de óleos que extraídos de sementes de amendoim, soja, canola, milho ou girassol

É essencial que você saiba a porção correta destas fontes alimentares que melhor se adeque a sua realidade.

Por isso, procure um nutricionista e aprenda que se pode comer de tudo um pouco, desde que se respeite a quantidade, qualidade, harmonia e adequação.

Bom Apetite! =)

A receita desse prato gostoso está em: http://cozinhando-flavinha.blogspot.com.br/2011/11/tiras-de-frango-empanadas-e-assadas.html Para os carnívoros! 

Aos vegetarianos, com dieta equilibrada, basta uma simples adaptação com bifinhos de soja texturizada, que também fica uma delícia! Vocês encontram receitinhas boas neste blog: http://www.cantinhovegetariano.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário