quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pergunta do paciente: Afinal, o que é fibra alimentar?




São de origem vegetal (porém, os cogumelos comestíveis também estão inclusos) , trata-se de carboidratos não biodisponíveis ao metabolismo enzimático humano, contudo, são cruciais na promoção da saúde humana, por este motivo receberam o nome de "fibra" (fibra alimentar).

Estes carboidratos podem ser utilizados como substrato energético de bifidobactérias, bactérias presentes no intestino que ajudam no fortalecimento do sistema imune, além de prevenir o câncer de cólon. 

Além disso, algumas fibras são responsáveis pela diminuição do colesterol sérico, controlam a liberação da absorção de glicose no sangue e ajudam a inibição da quebra e absorção de gorduras. As fibras aumentam o bolo fecal às classificadas como solúveis retém água, facilitando a evacuação. 

Os carboidratos simples: (monossacarídeos e dissacarídeos) açúcares, cereais refinados, pão branco, macarrão branco, arroz branco, batata cozida sem casca levam 20 minutos para serem digeridos.  Há uma rápida conversão "de uma vez" em glicose e o excesso, que quase sempre ocorre, é transformado em gordura.

Os carboidratos complexos: (polissacarídeos associados à fibras) cereais integrais, legumes e frutas que não foram processados pela indústria (não ficaram "brancos") levam até 02 horas para serem digeridos, promovendo assim maior saciedade, e o organismo tem que "trabalhar" muito para retirar todas as vitaminas   que ele precisa destes alimentos. Há um melhor aproveitamento e nutrição de forma geral.   
 Fonte: adaptado de uma aula da profa. Daniela Caetano
                                                                             






Nenhum comentário:

Postar um comentário