domingo, 12 de maio de 2013

Estudo liga excesso de flúor a menor QI de crianças!





Parece que aquelas “teorias da conspiração” estavam certas...

Apesar do flúor causar neurotoxicidade em modelos animais e da intoxicação aguda por fluoreto provocar neurotoxicidade em adultos, muito pouco se sabe de seus efeitos sobre o neurodesenvolvimento das crianças.

Objetivo: Foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise de estudos publicados para investigar os efeitos da aumentada exposição ao flúor no atraso desenvolvimento neurocomportamental.

Resultados: A diferença média padronizada ponderada na QI entre os expostos e populações de referência foi -0,45 (95% intervalo de confiança: -0,56, -0,35), utilizando um modelo de efeitos aleatórios. Assim, as crianças em áreas de alto flúor teve escores de QI significativamente mais baixos do que aqueles que viviam em áreas de baixo flúor. As análises de subgrupos e sensibilidade também indicaram associações inversas, embora a grande heterogeneidade não pareceu diminuir.

Conclusões: Os resultados confirmam a possibilidade de um efeito adverso da alta exposição ao flúor no neurodesenvolvimento das crianças.

Resumo do estudo: Developmental Fluoride Neurotoxicity: A Systematic Review and Meta-Analysis. Environ Health Perspect. 2012 October; 120(10): 1362–1368.

Nenhum comentário:

Postar um comentário