segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Linhaça Marrom Vs Linhaça Dourada



A semente de linhaça dourada e a semente de linhaça marrom não diferem muito na sua composição química, pois ambas são ricas em lignanas e fibras dietéticas e contêm mais de 50% de fenólicos (LIMA, 2008; MARQUES, 2008). A pequena diferença observada foi que a linhaça dourada contém menor quantidade de fibra dietética total em comparação com a linhaça marrom, porém possui maiores teores de proteína (LIMA, 2008).
A linhaça (Linum usitatissimum L.) possui fitoquímicos (lignanas, fitosteróis e flavonóides) que tem atividade antioxidante, anticâncer e antibiótica. Possui vitaminas e minerais, com destaque para a vitamina E, potássio e magnésio. A vitamina E é importantíssima na composição da linhaça, pois protege os ácidos graxos poliinsaturados da oxidação.
A linhaça dourada é cultivada em climas frios como o Canadá e o norte dos Estados Unidos, e seu sabor é mais suave do que a linhaça marrom que é cultivada em regiões de clima quente e úmido e apresentam a casca um pouco mais resistente. Por lá, no cultivo da linhaça marrom  é geralmente utilizado agrotóxico, entretanto no cultivo da linhaça dourada não, por este motivo, nestes países, a linhaça dourada é considerada orgânica (MARQUES, 2008; CREDIDIO, 2005). 
Porém, considerando que a variedade dourada está sendo plantada no Brasil não se pode garantir que não há utilização de agrotóxicos. Assim como, pode existir também, o cultivo de linhaça marrom orgânica. De uma forma ou de outra, em comparação, não há diferença significativa na composição nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário