terça-feira, 4 de setembro de 2012

ORIENTAÇÃO PRIMÁRIA SOBRE O SAL PRESENTE NOS ALIMENTOS


 O que é o Sal de cozinha que eu tenho em minha casa?

O sal de cozinha é uma mistura de alguns sais: NaCl (cloreto de sódio - o constituinte principal, acima de 99%), KI (iodeto de potássio - responsável pela presença de iodo no sal), ferrocianeto de sódio e alumínio silicato de sódio (responsáveis pela diminuição da umidade do produto, evita que o sal empedre).

O que é Sódio?

O Sódio é um elemento de origem mineral que unido a um outro elemento, o cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal, como o conhecemos de forma comum. Outros sais minerais, como o iodeto de sódio ou nitrato de sódio, são também formatos pelo elemento principal “sódio”. Este mineral pode advir de três origens diferentes, existindo em quase todos os alimentos, formando diversos sais.

Existe ainda sódio adicionado em forma do sal comum, tal como nos enchidos, carnes curadas, queijos, etc. A todos estes alimentos adiciona-se sal, o que aumenta a sua concentração do mineral sódio. Podem ainda existir aditivos em forma de alginato ou benzoato de sódio e outros utilizados na conservação dos alimentos.
Possui uma elevadíssima taxa de absorção. Praticamente a totalidade deste mineral passa para o sangue, contudo é função dos rins eliminar os excessos, que em muito casos corresponde a 90% do que é ingerido nos alimentos.

Por esse motivo o hipertenso deve ficar muito atento quanto a tabela nutricional e a porção dos alimentos, os alimentos contendo muito sódio podem ser um risco a saúde, a ingestão indicada é de 3g de sal de cozinha adicionado ao tempero (3 colheres de cafezinho rasas) existem temperos prontos que possuem só neles 1g ou mais de sódio puro, devem ser evitados e substituídos por tempero verde e consumido a quantidade de sal de cozinha indicada ou o sal light, que possui pouco sódio em sua composição (25% abaixo do sal comum , ou seja quantidades menores que 300mg de sódio por porção indicada na tabela nutricinal da embalagem).
Observe alguns exemplos de temperos:

Obs.: Consumo de Sal Light somente sobre prescrição médica ou nutricional.

Lembrando que alguns adoçantes utilizam sódio em sua composição, não sendo recomendados para hipertensos, deve-se ler a bula e evitar os que contenham as palavras: “sódio”, “sódica” e suas variações na descrição da sua composição.

Sobre o Consumo de sal

A ingestão excessiva de sódio tem sido correlacionada com elevação da Pressão Arterial. A população brasileira apresenta um padrão alimentar rico em sal, açúcar e gorduras que estão diretamente relacionadas ao aumento da pressão.

Redução do consumo de sal

A relação entre Pressão Arterial e a quantidade de sódio ingerido ?
Uma dieta com baixo teor de sódio promove rápida redução da Pressão Arterial em hipertensos. A necessidade diária de sódio para seres humanos é contida em 5g de cloreto de sódio ou sal de cozinha. O consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro do recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Prevenção primária - Medidas não medicamentosas

As mudançass no estilo de vida são entusiasticamente recomendadas na prevençãoo primária da Hipertensão Arterial Sistêmica, principalmente nos indivíduos com Presão Arterial muito elevada. Mudançass de estilo de vida reduzem a Pressão Arterial, bem como a mortalidade cardiovascular. Hábitos saudáveis de vida devem ser adotados desde a infância e a adolescência, respeitando-se as características regionais, culturais, sociais e econômicas dos indivíuos. As principais recomendações não medicamentosas para prevençãoo primária da Hipertensão Arterial Sistêmica são: alimentação saudável, consumo controlado de sódio e de álcool, ingestão de potásio e combate ao sedentarismo e ao tabagismo.

Curiosidade

Tabela retirada da Revista Brasileira de Hipertensão Arterial:

 Viva bem! Programe sua vida e envelheça com saúde!

Vevielle matuchaki Silva
Nutricionista Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário