sexta-feira, 6 de junho de 2014

Novo Guia Alimentar da População Brasileira (edição 2014).

O novo Guia Alimentar da População Brasileira (edição 2014) elaborado pelo Ministério da Saúde orienta os brasileiros sobre os cuidados com a saúde e como manter uma alimentação saudável e balanceada, vale à pena conferir!

Site: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/programasecampanhas/33629-ministerio-da-saude-recomenda-o-consumo-de-produtos-naturais

Foto: Hero Images-Corbis

Esse tópico ficou muito bem pensado:

Conheça a diferença entre alimento e produto alimentício:

  • Alimentos in natura: são essencialmente partes de plantas ou de animais. Ex: carnes, verduras, legumes e frutas.
  • Alimentos minimamente processados: quando submetidos a processos que não envolvam agregação de substâncias ao alimento original, como limpeza, moagem e pasteurização. Ex: arroz, feijão, lentilhas, cogumelos, frutas secas e sucos de frutas sem adição de açúcar ou outras substâncias; castanhas e nozes sem sal ou açúcar; farinhas de mandioca, de milho de tapioca ou de trigo e massas frescas.
  • Produtos processados: são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar a alimentos para torná-los duráveis e mais palatáveis e atraentes. Ex: conservas em salmoura (cenoura, pepino, ervilhas, palmito); compotas de frutas; carnes salgadas e defumadas; sardinha e atum de latinha, queijos e pães.
  • Produtos ultraprocessados: são formulações industriais, em geral, com pouco ou nenhum alimento inteiro. Contém aditivos. Ex: salsichas, biscoitos, geleias, sorvetes, chocolates, molhos, misturas para bolo, “barras energéticas”, sopas, macarrão e temperos “instantâneos”, “chips”, refrigerantes, produtos congelados e prontos para aquecimento como massas, pizzas, hambúrgueres e nuggets.

Obs.: O chocolate que faz bem para a saúde ou é o cacau em pó puro ou deve estar igual ou acima de 55% cacau, com seu consumo orientado pelo nutricionista. Esse ao qual o Ministério da Saúde cita são os chocolates comuns (ao leite, branco etc.) que na verdade deveriam ser considerados confeitos, devido à sua alta concentração de açúcar!

Gostaram? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário