quarta-feira, 20 de junho de 2012

Entenda os Diferente Tipos de Açúcar Presentes no Mercado de Consumo:


O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente a sacarose, lactose e frutose, onde sua principal característica é o seu sabor adocicado.
Vejamos abaixo os principais tipos que podem estar em seu consumo diário:


Então, de acordo com a composição nutricional,  temos os seguintes exemplos:

Orientações para o consumo:
Independente do tipo, desde que você possa consumi-la, recomenda-se reduzir a quantidade o máximo possível, em especial a sacarose (açúcar branco refinado) a ser consumida no dia.
Procure não ultrapassar a quantidade de até 10% da sua ingestão calórica. Exemplo: em uma dieta de 2000kcal, o consumo não deve exceder 200kcal, o equivalente a 2 colheres de sopa.
Esta quantidade é referente ao total de açúcar consumido durante o dia em todas as preparações, ou seja, desde a colher de chá que você usa para adoçar o café de manhã, até a quantidade presente em bolos, tortas e outros doces.
A Saúde é sua! Aprenda  a cuidar Dela!

Fonte:http://www.agasai.org.br/Jornal_novembro_2010.pdfhttp://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u64.shtmlhttp://www.scielo.br/pdf/cta/v24n4/a29v24n4.pdfhttp://www.quimica.net/emiliano/artigos/2005nov_qnc_sugar.pdf


2 comentários:

  1. Adorei!!!! Só fiquei triste em saber que em uma dieta de 2000 kcal, podemos ingerir somente 2 colheres de açucar... Ou seja, não posso comer nem 1 pão francês pois ele tem 3 colheres de açucar! Uma xícara de café vai 3 colheres... Adoçar um suco de limão ou maracujá então....

    ResponderExcluir
  2. Para adoçar o suco usa-se 01 colher de chá, o que equivale a 4,3g de açúcar.

    Já o pão francês, o que assusta nele não é o açúcar e sim o sal.

    Os principais ingredientes do pão francês são: farinha de trigo, água, sal, fermento biológico e melhorador de farinha.

    A receita mais comum de pão francês é:

    - 1kg de farinha de trigo
    - 2 colheres (chá) de sal
    - 1 colher (chá) de açúcar
    - 30g de fermento biológico fresco
    - 375g de água morna
    - 1 colher (sopa) de óleo
    - 250 ml de água gelada
    - farinha de trigo para pouvilhar

    Numa tigela funda, junte a farinha, o sal e o açúcar. Dissolva o fermento na água morna, acrescente o óleo e adicione os ingredientes secos.
    Incorpore tudo, amassando bem.
    Coloque aos poucos a água gelada, amassando a massa de forma que ela fique bem macia e elástica.
    Transfira a massa para uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha e trabalhe vigorosamente a massa usando o "calcanhar" da mão por cerca de 10 minutos.
    Coloque novamente na tigela e deixe descansar por 30 minutos.
    Divida a massa em aproximadamente 20 porções iguais e dê a elas a forma alongada do pão francês. Arrume os pães na assadeira. Cubra com um pano e deixe a massa dobrar de volume, por cerca de 1 hora.
    Aqueça o forno a 220Cº. Com um estilete ou um bisturi (ou mesmo uma faca extremamente afiada!), faça um corte raso em cada pão no sentido do comprimento.

    Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/9806518049af6bb196eab66dcbd9c63c/Guia+de+Boas+Pr%C3%A1ticas+Nutricionais+para+p%C3%A3o+franc%C3%AAs.pdf?MOD=AJPERES
    http://gourmetglutao.blogspot.com.br/2010/05/pao-frances-x-pao-frances.html

    ResponderExcluir