terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Porque gestantes ficam mais predispostas a desenvolver Infecção do Trato Urinário?



Durante a gestação, a placenta e o feto passam a fabricar mais hormônios para manter a gravidez. Dentre eles, estão o HPL (produzido pela placenta), que é um hormônio contra-insulínico, o que torna a gestação um estado diabetogênico. 

Como conseqüência, há maior excreção de glicose pelos rins (glicosúria), o que propicia um meio mais adequado para a proliferação de bactérias. Juntamente com isso, a progesterona (também produzida pela placenta), proporciona dilatação pielo-calicial e, consequentemente, maior estase urinária. 

Estes fatores somados (glicosúria, dilatação e estase), levam a uma proliferação bacteriana, que pode tornar-se uma bacteriúria assintomática e evoluir com complicações mais graves como pielonefrite, sepse, ruptura prematura de membranas e até abortamento.

A partir disso, pode-se perceber a importância de ter atenção dobrada com infecções do trato urinário em gestantes.

Milena Culpi - semiologia II - 2012.2

sábado, 15 de dezembro de 2012

CALDO DE LEGUMES CASEIRO



Ingredientes

2 cenouras 
2 talos de salsão (as folhas de 1)
1 cebola grande
3 l de água
2 folhas de louro
3 cravos-da-índia
5 grãos de pimenta-do-reino

Modo de Preparo

1. Lave bem todos os legumes.

2. Descasque a cebola e corte em pedaços médios. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm.

3. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

4. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 7 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.

Com alguns tomates cortados também fica muito bom!

Barato, saboroso, nutritivo e sem sódio!

sábado, 17 de novembro de 2012

Documentário "Muito Além do Peso" alerta sobre obesidade entre crianças no Brasil!


Pessoal, vejam essa matéria, sobre a epidemia de obesidade entre as crianças no Brasil e no Mundo! Descubra quem são os culpados e não leve seus filhos para esse mundo!


Documentário "Muito Além do Peso" alerta sobre obesidade entre crianças no Brasil

Vejam no link abaixo detalhes do documentário:

Pasmem!: "Um dos problemas mais estarrecedores que a diretora e roteirista brasileira Estela Renner traz no documentário "Muito Além do Peso" é sobre o consumo de refrigerantes, prática comum entre 56% dos bebês com menos de um ano de idade no Brasil."


Muito além do peso


Entrevista com Estela Renner (Diretora) e Marcos Nisti (Produtor executivo) do documentário Muito Além do Peso.

O documentário fala sobre crianças quem apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Todos têm em sua base a obesidade. O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

Estreia dia 16 de novembro de 2012

http://www.muitoalemdopeso.com.br/

Reportagem: Izadora Rodrigues
Edição de texto: Alexandre Luiz
Câmera: Alexandre Luiz
Edição e finalização: Alexandre Luiz
Produção Executiva: ATVnaWeb
Categoria:
Sem fins lucrativos/ativismo

No link abaixo tem uma entrevista com os autores na íntegra:
http://www.band.uol.com.br/agoraetarde/videos.asp?canal=agora-e-tarde&id=13827646

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Leia o rótulo do produto que você irá consumir, desenvolva senso crítico!

Pergunte-se:  "Vale mesmo à pena consumir isso"?
Compare os produtos:

Segundo a OMS o consumo diário de gordura trans não deve ser superior a 2g/dia.
Circulado em vermelho: taxas absurdamente altas;
Circulado em verde: taxas aceitáveis para consumo em uma dieta balanceada.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Observe suas unhas!



Observe as alterações das suas unhas! elas dizem muito sobre sua saúde! Procure o seu dermatologista para uma avaliação.

- Anemia: unhas quebradiças, secas, opacas, com vários sulcos transversais, formato côncavo da unha (coiloniquia), descolamento distal (onicólise).

- Doenças cardíacas: unhas curvadas para baixo, alargadas, coloração arroxeada e pontos arroxeados.

- Doenças renais: engrossamento das unhas, coloração amarelada ou cinzenta, linhas transversais esbranquiçadas, unha metade marrom, metade clara.

- Doenças hepáticas: na cirrose estão presentes as chamadas “Unhas de Terry”- de cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal na parte distal, unha pálida, amarelada, arredondamento e aumento da unha.
- Doenças gastrointestinais: unhas doloridas, frágeis e que se descolam da parte distal ou descamam. Presença de pontos hemorrágicos.

- Diabetes: unhas grossas, avermelhadas e com visualização de vasos na pele. É comum a presença de micoses, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.

- Hipertireoidismo: afinamento e enfraquecimento das unhas, descolamento da parte distal e abaulamento.

- Hipotireoidismo: unhas opacas, grossas e quebradiças.

- Reumatismo: unhas amareladas, com sulcos transversais, lúnula (mancha esbranquiçada e semilunar presente na base da unha) avermelhada e engrossamento sob a unha.

- Não descarte a possibilidade de alergias ou sensibilidades a produtos de limpeza.

Efeitos do consumo do refrigerante sob o organismo humano!

Achei muito boa essa ilustração:

Como costumo falar para vocês: Refrigerante não é suco, não é água, é uma bebida química.

A Saúde é SUA, Aprenda a Cuidar Dela!

Chia: mais um alimento da moda

Chia: faz bem para saúde mas não os milagres que a mídia vem divulgando.

É indiscutível os benefícios da chia para a saúde, a mesma é um alimento riquíssimo em nutrientes, possui todos os aminoácidos essenciais, ácidos graxos ômega 3, antioxidantes, alto teor de fibras solúveis. Contudo, mais pesquisas são necessárias para atribuir a chia à finalidade de enxugar gordurinhas. 

A mídia tem mostrado uma gama de reportagens a respeito do seu benefício na redução de peso (promessas de perder até 4 Kg/semana) de forma natural e milagrosa. No entanto, resolvi procurar fontes seguras, ou seja, estudos científicos e encontrei apenas dois estudos americanos tratando do assunto. 

O primeiro trata-se de uma revisão em que os autores concluem que existem evidências bem limitadas sobre o benefício da chia no emagrecimento, o outro apresenta um título bem interessante “Chia seed does not promote weight loss or alter disease risk factors in overweight adults” (Sementes de Chia não promove perda de peso ou altera os fatores de risco de doenças em adultos com sobrepeso), a pesquisa foi realizada com seres humanos, os quais ingeriram 50 g/dia de chia durante três meses e nenhum dos participantes apresentaram redução do peso após o estudo. Quero destacar que nesse estudo os autores não deixam claro se os participantes associaram uma dieta equilibrada à ingestão de sementes de chia.


É indiscutível os benefícios da chia para a saúde, a mesma é um alimento riquíssimo em nutrientes, possui todos os aminoácidos essenciais, ácidos graxos ômega 3, antioxidantes, alto teor de fibras solúveis. Contudo, mais pesquisas são necessárias para atribuir a chia à finalidade de enxugar gordurinhas. 

Talvez se os pesquisadores do estudo tivessem se utilizado de uma metodologia diferente: associado uma alimentação balanceada, exercício físico e uso de salvia hispânica aos seus participantes, quem sabe teriam obtido resultados positivos quanto ao emagrecimento.

Quero deixar bem claro que a chia, bem como outros alimentos não são fórmulas mágicas para o tratamento da obesidade. A verdade é que não existe fórmula mágica! A redução de peso é possível sim, mas é preciso determinação, muita disciplina, equilíbrio nos hábitos alimentares, bem como inclusão de mudanças na rotina diária e acompanhamento com profissionais habilitados. 
Atitude! Isso ninguém pode fazer por você!

Referências: 

NIEMAN, D. C., et al. Chia seed weight loss does not promote it or alter disease risk factors in overweight adults. Journal Nutrition, vol. 29, n. 6, p. 414-418, New York, jun. 2009

ULBRICHT C., et al. Chia (Salvia hispanica): a Systematic Review by the natural standard research collaboration. Recent Rev Clin Trials, vol. 4, n.3, p. 168-174 in September 2009.

Fonte:

sábado, 29 de setembro de 2012

Já ouviu falar do vermelho cochonillha ou corante natural carmim? Ele também tem outros nomes.


Você pode estar comendo isso agora, já que trata-se de um inseto que esmagam e usam para dar cor rosada em alguns alimentos.

Tirando o fato de ser um inseto, muitas crianças ou adultos têm surtos de alergias e não sabem por que motivo ou causam pioras em estados atuais (coceiras, sinusite, asma, hiperatividade), as vezes pode ser culpa deste ingrediente no alimento. Por isso evite produtos industrializados cheios de ingredientes que você mal consegue ler o nome.

Clique na imagem para ampliar:






Corante feito do inseto, sendo preparado rusticamente: 




Fontes:

http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/2013/07/
http://vista-se.com.br/cochonilha-voce-sabe-o-que-e/




terça-feira, 18 de setembro de 2012

SIGNIFICADO DE HIDRÓXIDO DE AMÔNIO



O hidróxido de amônio, de fórmula química NH4OH é uma base solúvel e fraca, só existe em solução aquosa quando faz-se o borbulhamento de amônia (NH3) em água.

Hidróxido de Amônio não é considerado cancerígeno pela OSHA.

Resumo de riscos: Nocivo quando ingerido, inalado e absorvido pela pele. Extremamente irritante para mucosas, sistema respiratório superior, olhos e pele.

Efeitos agudos: A inalação pode causar dificuldades na vítima como consequência: espasmos, inflamação e edema de garganta, pneumonia química e edema pulmonar.

Efeitos crônicos: A exposição repetida ao produto pode causar tosse, respiração ruidosa e ofegante, laringite, dor de cabeça, náusea, vômito e dor abdominal.

Órgãos afetados: Estômago e pulmões.

Uma rede muito conhecida utiliza isso em seus hambúrgueres:


Pode até amar agora, mas não vai gostar nada nada dos resultados depois.

Como são feitos os nuggets?





Imagem muito estranha! Gosta de nuggets? Saiba como eles são feitos:

Essa meleca cor-de-rosa é, basicamente, o que constitui o seu adorado nugget. Isso que está na foto é galinha mecanicamente separada. Mas você acha que a nojeira para por aí? Não senhor!

Como essa “bela” massa cor-de-rosa é cheia de bactérias, ela será ensopada com hidróxido de amônia para matar os bichinhos. E, como o gosto do negócio não será nada parecido com o gosto que você sente quando saboreia o seu nugget, a massa é “temperada” com sabores artificiais. E então, para se livrar dessa cor rosa estranha, a mistura também é colorida com corantes artificiais.

Apesar disso nuggets têm um gosto bom, mas faz bem? A indústria de alimentos pode fazer QUALQUER coisa ficar com gosto bom, mas pergunto novamente, faz bem?

PUDIM DE CHIA COM RICOTA!



Ingredientes:

- 200 ml de leite desnatado
- 180 ml de água
- 3 colheres (sopa) de sementes de Chia
- 24 g de gelatina sem sabor
- 3 colheres (sopa) de mel
- 200 g de ricota fresca

Preparo: 

Hidrate a Chia na água durante 30 min, reserve, aqueça bem o leite com o mel e em seguida acrescente a gelatina, mexa até que se dissolva. Leve essa mistura ao liquidificador e bata com a ricota. Em uma tigela acrescente a mistura e a Chia hidratada, misture muito bem. Coloque em uma forma própria para pudim (pequena), leve para geladeira por 8-10 horas.

Boa dica para uma fatiazinha no café da manhã, como um queijo. Essa receita vai mel, mas quem não pode é só por um pouco de adoçante do tipo que se leva ao fogo. 

Deve dar muito certo com linhaça inteira também! E mais barato!

Fonte:http://danusaefarida.blogspot.com.br/2012/08/mousse-de-chia-com-ricota.html

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aditivos Alimentares: (clique nas imagens para ampliar)





































Muito boa essa reportagem da Proteste.

Fonte:
http://www.facebook.com/associacao.proteste

Se for inventar de comer maionese, ao menos escolha a menos pior!


O que você está comendo? Mortadela:


Segundo a Legislação brasileira, no Brasil, a Instrução Normativa N.º 4/2000 do Ministério da Agricultura definiu a classificação em cinco variedades de Mortadela:


Mortadela (propriamente dita)
Mortadela (propriamente dita):
Carnes de diferentes espécies de animais de açougue, carnes mecanicamente separadas, até o limite máximo de 60%; miúdos comestíveis de diferentes espécies de animais de açougue (Estômago, Coração, Língua, Fígado, Rins, Miolos), pele e tendões no limite de 10% (máx) e gorduras.
O tipo mais comum de mortadela produzido no Brasil leva miúdos de porco e de ave (estômago, coração, língua, fígado, rins, miolos) e tendões no lugar das tiras de gordura suína. E passa por cozimento no vapor com temperatura superior a 88°C, para eliminar bactérias e micro-organismos, além de nitritos e nitratos em excesso.

Já foi postado um tópico sobre nitritos no blog, vale a pena revisar:
http://nutrikal.blogspot.com.br/2012/07/voltando-falar-dos-exageros-risco-de.html

Mortadela tipo Bologna





Mortadela Tipo Bologna:
Carnes Bovina e/ou suína e/ou ovina e carnes mecanicamente separadas até o limite máximo de 20%, miúdos comestíveis de bovino e/ou suíno e/ou ovino (Estômago, Coração, Língua, Fígado, Rins, Miolos), pele e tendões no limite de 10% (máx) e gorduras.






Mortadela Italiana



Mortadela Italiana:
Porções musculares de carnes de diferentes espécies de animais de açougue e toucinho, não sendo permitida a adição de amido.
À italiana - Tem a mesma base da mortadela Bologna da marca, mas leva também pistache




Mortadela Bologna




Mortadela Bologna:
Porções musculares de carnes bovina e/ou suína e toucinho, embutida na forma arredondada, não sendo permitida a adição de amido.








Mortadela de Ave



Mortadela de Ave:
Carne de ave, carne mecanicamente separada, no máximo de 40%, até 5% de miúdos comestíveis de aves ( Fígado, Moela e Coração) e gordura.








Porque consumir embutidos diariamente pode fazer mal?


Um exemplo:

O salame Tipo Italiano contém 20 componentes no total

12 ingredientes (a água não foi considerada ingrediente): carne suína, gordura suína, leite em pó, toucinho, sal, água, fibra de colágeno, vinho branco, pimentas preta e branca, açúcar, condimentos, e extrato de alecrim.

8 aditivos:
(1) 1 acidulante: glucona-delta-lactona (INS 575).
(2) 1 realçador de sabor: glutamato monossódico (INS 621).
(3) 1 aroma: de fumaça e natural (o aroma natural foi desconsiderado na contagem dos componentes).

3 estabilizantes: 
(4) pirofosfato dissódico (INS 450i), (5) tripolifosfato de sódio (INS 451i) e (6) polifosfato de sódio (INS 452i).

1 antioxidante: 
(7) eritorbato de sódio (INS 316).

1 conservante: 
(8) nitrato de sódio (INS 251).



Ingredientes, TODAS AS MORTADELAS CONTÉM, basicamente:

REFLEXÃO SOBRE OS INGREDIENTES BÁSICOS
AGUA POTÁVEL
*
FÉCULA DE MANDIOCA
*
SAL REFINADO
Ocupa 23% do valor total de sódio recomendado no dia o total de 40g que equivale a uma fatia e meia.
Se 23% de sódio no dia equivale a 1,4g de sal de cozinha comum, em uma fatia e meia de mortadela você come 1 colher e meia de café de sal puro. Pense nisso!
CONDIMENTO PREPARADO PARA MORTADELA Contém: aromas naturais e especiarias
Normalmente não informam totalmente quais são.
ALHO NATURAL MOÍDO
*
Antioxidantes:
INS 316 (ERITORBATO DE SÓDIO)
Pode causar severas irritações nos olhos, na pele e aparelho respiratório, causa irritação no aparelho gastrintestinal.
Acidulante:
INS 330 (ÁCIDO CÍTRICO)
*
Usados como SAL DE CURA:
INS 251 (NITRATO DE SÓDIO)
INS 250 (NITRITO DE SÓDIO)
Os nitritos e nitratos interagem com a atividade da CYP2A6, uma enzima capaz de metabolizar compostos N-nitrosos para sua forma carcinogênica. O estudo clínico constatou um risco duas vezes maior de câncer e adenoma colo-retal em indivíduos com consumo elevado de nitritos e nitratos.
Emulsificante de gordura:
Estabilizante INS 452i (Polifosfato de Sódio)
Pode causar irritação nos olhos, pele e sistema respiratório.
Ingestão: Pode causar irritação no trato digestivo. Olhos: Pode causar irritação nos olhos. Pele: pode causar irritação. Inalação: Pode causar irritação no trato respiratório.
PIMENTA DO REINO MOÍDA
Em grandes doses pode ser um irritante gástrico e intestinal.

Fabricação:

As matérias-primas são retiradas da câmara fria e levadas para a sala de manipulação.
O dianteiro bovino e a paleta suína, são moídos no disco 6mm, o toucinho é picado no picador de toucinho.

O material cárneo cominuído é colocado no Cutter juntamente com os demais ingredientes, por aproximadamente 8 minutos, para obter uma massa refinada. A seguir, a massa é colocada na misturadeira juntamente com o toucinho picado. Continuamente, a massa segue para a embutideira em carrinhos de aço inox do tipo caçamba, onde será utilizado bexiga natural bovina. O produto embutido é colocado em carrinhos do tipo gaiola e levado à estufa .
Processo de cozimento:

2 horas a 60ºC com a chaminé aberta
2 horas a 75ºC com a chaminé fechada
Com a chaminé fechada, mantem-se a temperatura a 85ºC até atingir 74ºC internamente.

Terminado o processo de cozimento é realizado o banho com água fria para o abaixamento da temperatura. A seguir, quando o produto estiver seco, ele é passado pelo banho de verniz impermeabilizante ( grau alimentício). 

O produto após devidamente embalado será levado á câmara de resfriamento para produto acabado, com temperatura entre 3ºC e 5ºC, onde aguardarão sua saída para o mercado consumidor.


Até existem alguns aditivos que não oferecem riscos à saúde humana, mas (minha opinião) há substâncias que não deveriam ser adicionadas aos alimentos que estão sendo vendidos atualmente aqui no país.

Fonte:

‎5 DICAS PARA COMPRAR O MEL DE BOA QUALIDADE


Uma das dicas para quem quer manter a saúde e a boa forma é adoçar tudo com mel, possui fruto oligossacarídeo que ajuda a formação da flora intestinal além de reforçar o sistema imunológico.

Contudo, nada de exageros, o mel também é calórico e se a escolha na hora da compra não for bem feita ele pode ser pior do que o açúcar branco. Por este motivo adicionei essas dicas abaixo para dar uma mãozinha:

 
1 - Verifique se a marca tem registro no Ministério da Agricultura e se há algum aditivo na lista de ingredientes. O mel impuro costuma vir misturado com melado de cana, por exemplo.

2 – Repare se há espuma artificial. Esta característica indica que o mel tem aditivos que modificam a composição natural do produto.

3 - Quanto à textura, escolha sempre o que é líquido denso, viscoso, translúcido ou parcialmente cristalizado, de cor amarelo a castanho-escuro, com cheiro e sabor próprios.

4 – Faça testes! Pingue uma colher de sopa do produto em um copo com água. Se ele dissolver, é impuro. Se for puro, deve afundar no copo.

5 - Além de observar as características já descritas, procure adquirir o produto em lojas especializadas e de sua confiança.

6 - Se for possível, prefira os de produção orgânica. Com o selinho abaixo:



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Dez Passos na Interpretação Laboratorial no Vegetariano

Aula interessante do site da SVB, voltada aos profissionais de saúde, vale a  pena conferir.

Prof. Antônio Cláudio Goulart Duarte / 2006
Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB):

Link: http://www.svb.org.br/depmednutricao/pdfs/DEZ_PASSOS_NA_INTERPRETA__O_LABORATORIAL_NO_VEGETARIANO_2006.pdf

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Para Refletir...

• Cada 100 quilos de fertilizante químico emite 540 quilos de Co2 para ser fabricado.

• 1/3 das emissões de gases-estufa vem da agropecuária.

• Em 1940, gastávamos 0,5 caloria de combustível fóssil para produzir 1 caloria de comida, hoje gastamos 20 vezes mais.

• Hoje, A área desmatada na Amazônia para criar GADO equivale à de 100 cidades de São Paulo.

• 2/3 de todos os antibióticos fabricados nos EUA vão para a alimentação do gado. Isso cria superbactérias.

• 80% do pimentão vendido no Brasil tem mais agrotóxico que o permitido.

• Depois vêm: 56,4% - UVA / 54,8% - PEPINO / 50,8% - MORANGO

• As frutas anabolizadas por fertilizantes têm menos nutrientes como ferro, vitamina C, cálcio e zinco que as orgânicas.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

ORIENTAÇÃO PRIMÁRIA SOBRE O SAL PRESENTE NOS ALIMENTOS


 O que é o Sal de cozinha que eu tenho em minha casa?

O sal de cozinha é uma mistura de alguns sais: NaCl (cloreto de sódio - o constituinte principal, acima de 99%), KI (iodeto de potássio - responsável pela presença de iodo no sal), ferrocianeto de sódio e alumínio silicato de sódio (responsáveis pela diminuição da umidade do produto, evita que o sal empedre).

O que é Sódio?

O Sódio é um elemento de origem mineral que unido a um outro elemento, o cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal, como o conhecemos de forma comum. Outros sais minerais, como o iodeto de sódio ou nitrato de sódio, são também formatos pelo elemento principal “sódio”. Este mineral pode advir de três origens diferentes, existindo em quase todos os alimentos, formando diversos sais.

Existe ainda sódio adicionado em forma do sal comum, tal como nos enchidos, carnes curadas, queijos, etc. A todos estes alimentos adiciona-se sal, o que aumenta a sua concentração do mineral sódio. Podem ainda existir aditivos em forma de alginato ou benzoato de sódio e outros utilizados na conservação dos alimentos.
Possui uma elevadíssima taxa de absorção. Praticamente a totalidade deste mineral passa para o sangue, contudo é função dos rins eliminar os excessos, que em muito casos corresponde a 90% do que é ingerido nos alimentos.

Por esse motivo o hipertenso deve ficar muito atento quanto a tabela nutricional e a porção dos alimentos, os alimentos contendo muito sódio podem ser um risco a saúde, a ingestão indicada é de 3g de sal de cozinha adicionado ao tempero (3 colheres de cafezinho rasas) existem temperos prontos que possuem só neles 1g ou mais de sódio puro, devem ser evitados e substituídos por tempero verde e consumido a quantidade de sal de cozinha indicada ou o sal light, que possui pouco sódio em sua composição (25% abaixo do sal comum , ou seja quantidades menores que 300mg de sódio por porção indicada na tabela nutricinal da embalagem).
Observe alguns exemplos de temperos:

Obs.: Consumo de Sal Light somente sobre prescrição médica ou nutricional.

Lembrando que alguns adoçantes utilizam sódio em sua composição, não sendo recomendados para hipertensos, deve-se ler a bula e evitar os que contenham as palavras: “sódio”, “sódica” e suas variações na descrição da sua composição.

Sobre o Consumo de sal

A ingestão excessiva de sódio tem sido correlacionada com elevação da Pressão Arterial. A população brasileira apresenta um padrão alimentar rico em sal, açúcar e gorduras que estão diretamente relacionadas ao aumento da pressão.

Redução do consumo de sal

A relação entre Pressão Arterial e a quantidade de sódio ingerido ?
Uma dieta com baixo teor de sódio promove rápida redução da Pressão Arterial em hipertensos. A necessidade diária de sódio para seres humanos é contida em 5g de cloreto de sódio ou sal de cozinha. O consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro do recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Prevenção primária - Medidas não medicamentosas

As mudançass no estilo de vida são entusiasticamente recomendadas na prevençãoo primária da Hipertensão Arterial Sistêmica, principalmente nos indivíduos com Presão Arterial muito elevada. Mudançass de estilo de vida reduzem a Pressão Arterial, bem como a mortalidade cardiovascular. Hábitos saudáveis de vida devem ser adotados desde a infância e a adolescência, respeitando-se as características regionais, culturais, sociais e econômicas dos indivíuos. As principais recomendações não medicamentosas para prevençãoo primária da Hipertensão Arterial Sistêmica são: alimentação saudável, consumo controlado de sódio e de álcool, ingestão de potásio e combate ao sedentarismo e ao tabagismo.

Curiosidade

Tabela retirada da Revista Brasileira de Hipertensão Arterial:

 Viva bem! Programe sua vida e envelheça com saúde!

Vevielle matuchaki Silva
Nutricionista Clínica