sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fibra demais! Voltando a falar dos exageros...

Não exagere nas fibras isoladas como os farelos de cereais (arroz e trigo) ou mesmo a farinha de linhaça pois em excesso, são abrasivas, desmineralizantes de cálcio, ferro, zinco etc., pelo seu elevado teor de ácido fítico.

"Lembrando que quando refinamos concentramos, tanto o refinado, como o subproduto do refino, as fibras ou farelos. Por exemplo, se no arroz integral temos cerca de 0,5% de ácido fítico, no farelo de arroz serão 5-6%."



Não que o ácido fítico seja um vilão, ele possui inúmeros benefícios, o respaldo de agora é sobre os exageros.

"Existem modismos que acontecem segundo as oportunidades (excesso de produção, por exemplo) e interesses comerciais do momento."

"No caso, são os ‘mix de fibras’, como a atual febre chamada ‘ração humana’. Não entre nessa, pois seja para as crianças, gestantes, atletas ou adultos de todas as idades, pois esta é uma propaganda enganosa. Vendida como facilidade ou milagre, irá provocar muitos problemas para a saúde, começando pelas perdas minerais que fragilizam os ossos e os dentes."


Lembrando que também pode-se extrapolar as necessidades de fibras diárias se abusar dos produtos integrais em geral e dos vegetais crus por exemplo, lógico que, cada caso é um caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário